Quadro de Paula Rego vendido por meio milhão de euros em Londres
School for Little Witches representa um acto de vingança sobre uma professora que aterrorizou Paula Rego enquanto criança.
O quadro School for Little Witches, da artista portuguesa Paula Rego, foi vendido esta quarta-feira por 415 mil libras (500 mil euros), num leilão em Londres, acima da estimativa da Christie's. Datado de 2009, o quadro de 154 por 121 centímetros mostra um grupo de crianças e os seus cuidadores adultos, “como que clientes de uma creche absurda”, pode ler-se no ensaio sobre a obra, publicado pela leiloeira.
Apesar da sua aparência fantástica, School for Little Witches representa um acto de vingança sobre uma professora que aterrorizou Paula Rego enquanto criança. “Ela ensinou-me a tabuada e fez-me sentir mal em relação aos meus desenhos. Ela disse: ‘Olhem para esta menina, que diz que quer ser uma pintora e olhem para o lixo que ela desenha’. Eu projecto pessoas feias como personagens feias, bullies e bruxas. Uso-as em cenários e tiro prazer da sua queda”, disse Paula Rego, numa entrevista de 2019 citada pelo ensaio.
A peça mais cara do leilão desta quarta-feira, em Londres, foi Love is in the air, de Banksy, que se aproximou de um milhão de libras. Na mesma noite, noutro leilão na capital inglesa, na Sotheby's, L’empire des lumières atingiu o valor mais alto de sempre para uma obra de Magritte. O quadro de 1961 foi arrematado por 51 milhões de libras (61,5 milhões de euros), quase o triplo do recorde anterior para obras do pintor belga, atingido em 2018 (23,8 milhões de euros).
Em Julho de 2015, um quadro de Paula Rego no qual a pintora aludia à morte do marido, em 1988, foi arrematado num leilão em Londres por 1,6 milhões de euros, estabelecendo um recorde da artista portuguesa. Uma outra obra da artista, Looking Out (1997), um pastel sobre papel em suporte de alumínio, com estimativa entre 707 mil euros e 989 mil euros, foi arrematado no mesmo leilão por uma licitação final de 1.360.941 euros.