Eleições antecipadas deixam o PP nas mãos do Vox. Espanha Esvaziada arrasa em Soria
Na província de Soria – campeã do despovoamento em Espanha – um movimento cívico de cidadãos, com mais de duas décadas de existência, apresentou-se às eleições com o combate à perda de população como bandeira e conseguiu ganhar as eleições, com três eleitos em cinco possíveis. As restantes quatro candidaturas da Espanha Esvaziada fracassaram no objectivo de eleger representantes.
O Partido Popular (centro-direita) venceu as eleições regionais de Castela e Leão – a maior região de Espanha, mas também a mais despovoada – ainda que tenha ficado a dez deputados da maioria absoluta e tenha de continuar a depender de terceiros para se manter na liderança do Governo da região. Se até agora o governo de Valhadolid era suportado pelo Cidadãos, o ciclo de perdas eleitorais dos liberais ficou confirmado pela sua irrelevância na formação de uma maioria parlamentar: dos 13 eleitos de 2019 resta apenas um.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.