Piscatória: o mar dá-lhe o nome mas nas prateleiras desta loja cabe todo o país
No número 19 da principal avenida da praia do Furadouro, em Ovar, mora agora uma verdadeira homenagem aos produtos portugueses e a alguns artesãos. “É um espaço aberto a artistas, a quem trabalha o que é nosso.”
A história da loja Piscatória é feita de uma série de (felizes) coincidências e, o mais curioso de tudo, é que começou a desenhar-se bem longe do mar, a quase dois mil quilómetros de distância. A viver na Suíça há vários anos, Abílio Jesus, 55 anos, e Ermelinda Rebelo, 54 anos, começaram a sentir uma enorme vontade de regressar a Portugal e criar o seu próprio negócio. “A pandemia mostrou-nos que de repente não somos nada”, referem, justificando a decisão de voltar para junto da família e amigos. Chegaram em Agosto de 2021 e não levaram muito tempo a concretizar aquilo que é hoje a menina dos seus olhos: uma loja de produtos portugueses, com espaço de destaque para o artesanato da região, plantada na praia das suas vidas, o Furadouro.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.