Saúde ocular: venha descobrir os erros que anda a cometer

Os problemas oculares não param de aumentar e alguns resultam de maus hábitos diários. Assista ao debate online, no dia 7 de Dezembro, e descubra como cuidar da sua saúde visual.

Foto

Sem ela, toda a nossa vida é profundamente afectada e, num mundo cada vez mais dependente de ecrãs e informação visual, ainda mais. Mesmo assim, só quando a visão começa a revelar problemas é que a maioria das pessoas manifesta alguma preocupação, sendo que, nalguns casos, já pode ser tarde demais. De acordo com o Relatório Mundial da Visão (Organização Mundial da Saúde, 2019), pelo menos 2,2 biliões de pessoas em todo o mundo têm uma deficiência visual, 1 bilião das quais poderiam ser evitadas ou ainda não receberam qualquer tratamento. Em Portugal, a situação merece igualmente reflexão, estimando-se que cerca de metade da população sofra de alterações da visão, desde a diminuição da acuidade visual até à cegueira, de acordo com o Programa Nacional para a Saúde da Visão – Revisão e Extensão 2020, da Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Quando falamos de problemas visuais estamos a falar de um largo espectro de situações que afectam a visão e condicionam a qualidade de vida de quem delas sofre, desde a miopia (dificuldade em ver ao longe) à degenerescência macular da idade (doença incurável da retina, mais comum a partir dos 50/60 anos de idade e que pode levar à perda de visão), passando pela presbiopia (ou vista cansada, geralmente a partir dos 40/45 anos), hipermetropia (dificuldade em ver ao perto) ou astigmatismo (visão distorcida devido a curvatura irregular da córnea), entre muitas outras. É precisamente para falar das doenças oculares mais comuns, da possibilidade de as prevenirmos e dos principais erros que todos cometemos, que o Público vai realizar, em parceria com a Alberto Oculista, um webinar no dia 7 de Dezembro, às 12h30, com transmissão em directo no site, Facebook e Youtube do Público.

No debate, subordinado ao tema “Saúde Ocular – O que estamos a fazer mal?”, estará também em análise a importância de se realizarem rastreios regulares à visão e o papel do optometrista como profissional de saúde capaz de diagnosticar, corrigir e referenciar. A discussão contará com a participação de António Morais, optometrista da Alberto Oculista, Ana Martins, directora operacional da zona de Lisboa, Juliana Paes, actriz e embaixadora da Alberto Oculista, e um paciente. A conversa será moderada por Andreia Vieira, jornalista especializada em saúde.

Mais informação, melhor prevenção

Aumentar a informação da população no que toca aos problemas da visão é fundamental, sobretudo se tivermos em conta que, no futuro, estes serão cada vez em maior número. Essa é, pelo menos, a perspectiva da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo a qual, factores como o aumento da população, o seu envelhecimento, as alterações do estilo de vida e o urbanismo irão conduzir, nos próximos anos, a uma crescente procura de cuidados oftalmológicos. E a verdade é que esta tendência não é nova. Nas últimas décadas vinha já a registar-se um crescimento de problemas associados ao uso excessivo da visão ao perto (nomeadamente, devido à utilização de ecrãs), bem como à diminuição das actividades ao ar livre.

Recentemente, devido à pandemia e ao consequente recurso ao teletrabalho e às aulas online, muitos foram os que começaram a reportar problemas oculares ou relataram agravamento de sintomas, e isto porque a síndrome da visão do computador é uma questão bem real e disseminada. Resultando do uso excessivo de dispositivos electrónicos, como telemóveis, tablets ou computadores, estima-se que atinja cerca de 50% do total de utilizadores de computadores no mundo.

Habilite-se a ganhar uns Óculos 100% à Medida

As principais doenças oculares – o que são, como se previnem e tratam - estarão em foco no debate, para o qual o convidamos desde já a participar. E porque a utilização de óculos é a solução para a correcção da maioria destes problemas, não perca o passatempo que será lançado na ocasião e que o habilita a ganhar um par de Óculos 100% à Medida, o serviço inovador da Alberto Oculista, que permite a concepção de óculos totalmente personalizados, não só de acordo com as preferências estéticas, mas também com as medidas do rosto de cada pessoa, com a garantia de total conforto e exclusividade.