O objectivo de sucesso da COP26
A conferência pode ter sucesso, se chegar ao fim com um maior comprometimento dos países na redução das emissões de carbono. Mas será um fracasso, se os países não reconhecerem a urgência em conservar a biodiversidade.
À medida que as mudanças climáticas se intensificam, a urgência de tomar decisões que honrem os compromissos do Acordo de Paris está interiorizada em quase toda a população mundial, “contaminada” pelo actual movimento da juventude, inconformada com a falta de acções concretas por parte dos governos. O momento é grave, mas pode, também, ser uma oportunidade única para o desenvolvimento de estratégias políticas coerentes que alinhem as metas entre as mudanças climáticas e a biodiversidade, fortemente interligadas. Infelizmente, enquanto as alterações climáticas arrastam problemas sociais de efeitos globais, a perda de biodiversidade não é, ainda, encarada como risco para a humanidade.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.