Abusos sexuais. “A Igreja portuguesa quer tapar o problema com uma venda que já está completamente rasgada”
O Parlamento catalão vai votar uma proposta de criação de uma comissão para investigar os abusos sexuais de menores cometidos por membros do clero espanhol nas últimas décadas. Na Bélgica, a investigação também foi impulsionada pelo Parlamento. Por cá, os bispos portugueses continuam renitentes, apesar de o cerco começar a apertar-se. O tema vai estar em discussão, entre 8 e 12 de Novembro.
O Parlamento da Catalunha deverá votar dentro de pouco tempo uma proposta de criação de uma comissão independente capaz de investigar os abusos sexuais de menores cometidos nas últimas décadas por clérigos espanhóis. “Não pode haver zonas opacas, obscuras, num direito tão fundamental como é a protecção do direito à infância”, declarou ao PÚBLICO Jéssica Albiach, presidente do grupo parlamentar En Comú Podem.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.