Estudantes inventaram uma van solar que faz até 740 quilómetros por dia

A van Stella Vita tem a forma de uma lágrima e mede 7,2 metros de comprimento. A equipa de jovens inventores espera agora que a criação inspire fabricantes de automóveis e políticos.

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Estudantes holandeses da Universidade Técnica de Eindhoven, na Holanda, criaram uma van movida a energia solar, em forma de lágrima, tamanho XXL. Uma série de painéis expansivos no tecto e nas “asas” permitem que o veículo viaje até 740 quilómetros num dia soalheiro. A equipa de jovens inventores espera agora que a criação inspire fabricantes de automóveis e políticos. Objectivo: acelerar a transição para esta energia mais verde.

Uma lágrima alongada e silenciosa chegou há dias a Madrid depois de uma viagem de um mês desde a Holanda, onde uma equipa de estudantes de Engenharia da Universidade Técnica de Eindhoven criou o Stella Vita — latim para estrela e vida —, um veículo azul e branco que quer ser prova de que este tipo de engenho é uma alternativa aos carros convencionais alimentados a combustíveis fósseis.

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Quando se desdobra e as asas laterais se expandem, o veículo é uma verdadeira casa auto-sustentável sobre rodas, uma espécie de autocaravana que pode viajar até 740 quilómetros num dia de muito sol, ao mesmo tempo que os painéis também alimentam um frigorífico, uma cafeteira e, por exemplo, um computador portátil.

“É claro que, quando não há sol, temos um pequeno problema, mas projectámos o carro para ser carregado também na rede eléctrica”, disse Lotte Van Dasler, estudante de Engenharia Biomédica de 23 anos que passou o último ano a trabalhar no projecto. “Todas as pessoas sabem o que é um metro... mas e se eu perguntar quanto é um quilowatt-hora, alguém sabe? No futuro, essa consciência criará disciplina na estrada. “Poderemos escolher entre fazer o pequeno-almoço ou conduzir mais alguns quilómetros e abastecer mais adiante.”

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O veículo ainda é algo difícil de manobrar em espaços apertados, mas pode navegar confortavelmente a 120 quilómetros por hora. “É como um carro normal com pedais e travões normais”, explicou Tjin Ter Horst, 21 anos, outro dos inventores. “Não é nada especial, excepto pelo facto de ter 7,2 metros de comprimento.”

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