Os jogadores da equipa principal de futebol do Mirandela vão entrar em campo, no próximo domingo, acompanhados por 11 cães. O objectivo é a apelar à adopção de animais abandonados.
A direcção do clube de futebol transmontano aceitou o repto lançado pela Associação de Defesa Animal do Nordeste (ADAN) e junta-se à causa animal no jogo a contar para a série B do campeonato de Portugal, em que recebe o Vila Meã, no domingo, 31 de Outubro, às 15h, no Estádio de São Sebastião.
“Vá ao futebol e adopte um amigo de quatro patas” é o lema da iniciativa com que a ADAN encerra as actividades de comemoração do mês do animal, que decorreram ao longo de Outubro, como disse à Lusa Margarida Duque, membro da associação. Margarida Duque decidiu replicar uma acção de que teve conhecimento, nas redes sociais, organizada num país do Leste Europeu e a associação conseguiu congregar várias entidades nesta iniciativa que será “inédita em Portugal”.
A ADAN, que tem sede em Mirandela, no distrito de Bragança, contactou o Centro de Recolha Oficial (CRO) da Terra Quente Transmontana e o veterinário municipal seleccionou os 11 cachorros e cães para a iniciativa “jogar para adoptar”, que conta com o apoio da Câmara de Mirandela na promoção.
Segundo Margarida Duque, a equipa do Sport Clube de Mirandela entrará em campo, cada jogador acompanhado de um cão, para sensibilizar o público a adoptar animais abandonado e não a comprar.
No intervalo do jogo, os animais voltam a desfilar em campo e, quem estiver interessado, pode fazer a adopção gratuitamente no estádio, onde vão estar elementos da ADAN, com a garantia de que os animais estão registados, desparasitados, esterilizados, com as vacinas em dia e com “chip”. A ADAN, e todos os parceiros envolvidos, pretende “com este evento inovador a nível nacional sensibilizar para o não abandono de animais e para promoção da adopção responsável”.
O presidente do Sport Clube de Mirandela, Carlos Correia, garantiu à Lusa que a resposta ao repto da associação foi imediatamente afirmativa. “Estamos sempre abertos a estas iniciativas, sempre solidários e fica bem à instituição (clube)”, declarou à Lusa.
Da parte dos jogadores, o presidente assegurou que “estão sempre dispostos a ajudar”. Para o presidente do clube, “era bom que se conseguisse adoptar, pelo menos, quatro ou cinco animais”. Carlos Correia só lamenta as previsões de chuva para a tarde do próximo domingo, na esperança, contudo, de que ela não afaste o público do estádio de São Sebastião, em Mirandela.