GNR “muito atenta” ao fenómeno e aos efeitos da série Squid Game

“Ao longo das diversas acções de sensibilização que fazemos junto da comunidade escolar iremos continuar a reforçar os conselhos e os perigos que a violência transmite às crianças e aos jovens e a importância da sua monitorização”, refere a força de segurança.

Foto
Reuters/KIM HONG-JI

A GNR disse este domingo estar “muito atenta ao fenómeno” Squid Game e aos efeitos que a série televisiva sul-coreana está a ter nos mais novos, sublinhando que vai continuar a reforçar os conselhos junto da comunidade escolar.

O alerta surge em comunicado, no qual a GNR esclarece que, no sábado, uma página não oficial desta força de segurança lançou, através das redes sociais, “alguns conselhos e advertências aos pais” relativos à série Squid Game, que retrata jogos infantis e é um fenómeno de audiências e popularidade, sobretudo entre os mais novos.

“A página em causa não é da responsabilidade da Guarda nem pertence a nenhum canal de comunicação oficial da Guarda, pelo que foram encetadas diligências para que a mesma fosse desactivada, o que já se verificou. Não obstante, a Guarda está muito atenta a este fenómeno, até pela presença activa na comunidade escolar, junto de crianças e jovens”, refere a GNR.

“Ao longo das diversas acções de sensibilização que fazemos junto da comunidade escolar iremos continuar a reforçar os conselhos e os perigos que a violência transmite às crianças e aos jovens e a importância da sua monitorização”, acrescenta esta força de segurança.

Vários países europeus, como a Bélgica, o Reino Unido ou a Espanha, já lançaram alertas relativamente ao aumento de violência nos recreios das escolas, devido à imitação de algumas cenas da série sul-coreana, disponível na plataforma Netflix e que não é indicada para menores de 16 anos.