UE avança com 360 milhões de euros para ajudar cem cidades a reduzir emissões

Missão Climate Neutral & Smart Cities foi lançada esta sexta-feira e está aberta à manifestação de interesse de cidades de toda a UE, a partir de Novembro.

Foto
Paulo Pimenta

Os autarcas eleitos no passado domingo ainda nem tomaram posse e esta sexta-feira foi já anunciado um desafio novo para aqueles que se preocupam com o desempenho ambiental do território que vão governar. A Comissão Europeia apresentou a missão para tornar as cidades neutras em carbono e ficou a saber-se que o programa Horizonte Europa vai alocar quase 360 milhões de euros para ajudar 100 áreas urbanas da UE a atingirem esse objectivo já em 2030. As eleitas terão ainda acesso a financiamentos de outras fontes para anteciparem, em 20 anos, as metas de redução de CO2 da União.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.