No ano da pandemia e do streaming, Netflix arrebata os Emmys pela primeira vez
Com The Crown e The Queen’s Gambit, plataforma recebe mais prémios do que qualquer canal ou concorrente e faz história. Ted Lasso e actores de Mare of Easttown distinguidos em noite presencial. Apesar de Michaela Coel, RuPaul e Debbie Allen, foi uma noite #EmmysSoWhite.
Quase uma década depois, a Netflix venceu. Finalmente conseguiu o histórico Emmy mais desejado, o de Melhor Série Dramática com The Crown, mas também o mais recente Emmy excitante, o de Melhor Série Limitada com The Queen’s Gambit. E, nos 73.ºs Emmys, foi de longe a mais premiada de todas as plataformas ou canais, suplantando a HBO ou as jovens concorrentes directas Disney+ e Apple TV+ - esta última é porém uma das vencedoras da noite que celebrou a televisão feita apesar da pandemia e para a pandemia, com Ted Lasso a ganhar Melhor Comédia. O streaming venceu em toda a linha. A HBO, habitual estrela das noites de Emmys, tem bons prémios de consolação com as estatuetas para os actores de Mare of Easttown e Hacks.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.