Exposição no Portugal dos Pequenitos revela quartos de crianças antes e durante pandemia
Mostra integra a terceira edição do projecto “Criar com Escolas”, do Serviço Educativo do Portugal dos Pequenitos.
A exposição “O meu quarto, a minha fronteira”, que abre nesta sexta-feira no Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, revela mais de 100 trabalhos de 550 crianças que mostram o quarto antes e durante a pandemia de covid-19.
“Nesta exposição, os alunos do pré-escolar, do ensino básico e educação especial representam o seu quarto, antes da pandemia, com os objectos tradicionais, como cama, mesa e brinquedos, e na pandemia, quando privados do mundo exterior, expressam-se, inserindo no quarto objectos externos, nomeadamente os alusivos à natureza, como plantas e animais”, refere uma nota de imprensa da Fundação Bissaya Barreto, proprietária do espaço.
Segundo a mesma nota, “a mostra conta com 111 trabalhos, realizados por 550 alunos de 13 escolas, de Coimbra, Lousã, Miranda do Corvo, Soure, Avelar e Figueiró dos Vinhos, e é acompanhada de catálogo, com registo de todos os trabalhos apresentados, e do Diário de Bordo, desenvolvido ao longo do trabalho”.
A exposição integra a 3.ª edição do projecto “Criar com Escolas”, do Serviço Educativo do Portugal dos Pequenitos, desenvolvido nos anos lectivos 2019/2020 e 2020/2021 e vai estar patente até 31 de Outubro, no pavilhão de Angola do Portugal dos Pequenitos. A entrada está incluída no valor do bilhete do parque-jardim.
Citado na nota de imprensa, o responsável pelo Serviço Educativo do Portugal dos Pequenitos, Pedro Proença, destaca “as diferenças que se observam no conceito de quarto durante a duração do projecto, visíveis nos trabalhos realizados antes e durante a pandemia”.
A mostra é inaugurada às 17h30 de sexta-feira, estando as visitas disponíveis a partir dessa hora.
O Portugal dos Pequenitos está aberto diariamente das 10h às 19h até 15 de Outubro, passando no dia seguinte a ter o horário das 10h às 17h. Este parque lúdico-pedagógico foi inaugurado a 8 de Junho de 1940. Tem representado em escala reduzida o património arquitectónico de Portugal e apresenta vários pavilhões temáticos.