Conserveira do Arade: Os artesãos das conservas
Manuel era farmacêutico e Vincent professor universitário na Bélgica. Da vontade de recuperar um saber-fazer nasceu a Conserveira do Arade, fábrica artesanal de conservas, a única no Barlavento algarvio. Depois dos frascos, chegam agora as latas.
Sobre a mesa de inox, há filas de frascos de vidro a serem recheados de bacalhau, grão, cebola e azeite. Como não chegou peixe fresco naquela manhã, o trabalho debruça-se sobre uma das duas únicas espécies utilizadas que não são pescadas ao largo da região. A receita, inspirada no tradicional bacalhau com grão, é uma das Petiscadas mais recentes, misturas de peixe desfiado com legumes e condimentos algarvios com as quais a Conserveira do Arade lançou a primeira marca, Saboreal, há seis anos, assinalando o regresso do sector conserveiro ao Barlavento algarvio.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.