Covid-19: centros de vacinação começaram esta quarta-feira a funcionar com semáforos virtuais

O sistema de semáforos virtuais nos centros de vacinação indica o tempo de espera: luz vermelha significa mais de uma hora, amarela entre 30 minutos a uma hora, e verde 30 minutos.

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Os centros de vacinação começaram a funcionar com um sistema de semáforos virtuais que indica o período de espera Daniel Rocha

A task force que coordena a vacinação contra a covid-19 informou esta quarta-feira que os centros de vacinação começaram a funcionar com um sistema de semáforos virtuais que indica o período de espera.

“O sistema de semáforos já se encontra disponível”, adiantou, à agência Lusa, fonte oficial da task force. Os semáforos que não entraram em funcionamento em alguns centros de vacinação até ao início da tarde, ainda ficarão operacionais esta quarta-feira, assegurou.

No caso de a luz do semáforo virtual estar vermelha, estima-se que o tempo de espera seja superior a uma hora. Se estiver amarela a previsão do atendimento é entre 30 minutos a uma hora e quando a cor for verde o período provável de espera é de 30 minutos.

A afluência ao local onde se vai ser vacinado pode ser consultada através da página do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Os horários de funcionamento de cada centro estão disponíveis no portal da Direcção-Geral da Saúde.

Na terça-feira, o coordenador da estrutura que coordena a logística da vacinação, Gouveia e Melo, apelou para que os horários de cada centro de vacinação sejam respeitados, de modo a diluir o fluxo de utentes a vacinar nas várias modalidades disponíveis.

“Nos últimos dias, um significativo número de utentes sem agendamento dirigiu-se a alguns centros de vacinação covid (CVC) para serem vacinados nas modalidades Casa Aberta e antecipação da segunda dose da vacina AstraZeneca, sem respeitarem horários estipulados por cada” uma destas estruturas, adiantou a task force.

A equipa que gere a logística da vacinação em Portugal continental solicitou que “todos os utentes respeitem os horários estabelecidos, quer no agendamento por mensagem SMS e telefonema, quer para as modalidades Casa Aberta e de antecipação da segunda dose da AstraZeneca, definidos para cada CVC”.

Na segunda-feira, o vice-almirante afirmou que a possibilidade de longas filas nos centros de vacinação era expectável devido ao aumento do ritmo do processo, mas reconheceu que é um problema e teria de ser resolvido.