Directora de casting Patrícia Vasconcelos convidada a integrar Academia de Hollywood
Nascida em Lisboa em 1966, iniciou-se na profissão em 1989, tendo trabalhado com realizadores como Raoul Ruiz, em Mistérios de Lisboa, Richard Curtis, em O Amor Acontece, e Patrice Chereau, em A Rainha Margot, entre muitos outros.
A directora de casting portuguesa Patrícia Vasconcelos foi convidada a integrar a Academia norte-americana de Artes e Ciências Cinematográficas como um de 395 novos membros, anunciou esta quinta-feira aquela instituição. “As decisões de selecção de membros baseiam-se nas qualificações profissionais, com representação, inclusão e equidade a permanecerem uma prioridade [do compromisso plurianual de maior diversidade]. A classe de 2021 é composta em 46% por mulheres, 39% por comunidades étnicas/raciais sub-representadas e 53% internacional, de 49 países para lá dos Estados Unidos”, adiantou a academia em comunicado.
Ao todo há 89 nomeados aos Óscares entre os novos convidados, incluindo 25 vencedores, numa lista que foi “limitada a cerca de metade do que tem sido habitual em anos recentes”. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas define-se como uma “comunidade global de mais de 10 mil dos mais bem-sucedidos artistas, cineastas e executivos a trabalhar em cinema”.
Nascida em Lisboa em 1966, a directora de casting Patrícia Vasconcelos iniciou-se na profissão em 1989, tendo trabalhado com realizadores como Raul Ruiz, em Mistérios de Lisboa, Richard Curtis, em O Amor Acontece, e Patrice Chéreau, em A Rainha Margot, entre muitos outros, incluindo vários do seu pai, António-Pedro Vasconcelos, segundo o currículo disponível na sua página. Membro fundador da Academia Portuguesa de Cinema, Vasconcelos é responsável pela iniciativa Passaporte, que procura reunir actores portugueses e directores de casting internacionais.
A lista de 395 figuras do cinema a serem agora convidadas para integrar a Academia de Hollywood inclui nomes como Nathan Lane, Hugh Bonneville, Steven Yeun, Leslie Odom, Jr., Isiah Whitlock, Jr., Janet Jackson, Carrie Coon, Robert Pattinson, Jonathan Glazer ou Emerald Fennell, para além do actor e realizador brasileiro Wagner Moura e do director de fotografia João Atala, também brasileiro.
No ano passado, o produtor português Luís Urbano esteve entre os novos membros da academia norte-americana, enquanto em 2018 a realizadora Regina Pessoa, o editor de som Nelson Ferreira e o designer Luís Sequeira, ambos canadianos com raízes em Portugal, estiveram entre os convidados.