Acesso ao superior vai ser discutido no final do ano. Mexidas só depois de 2023

Exames nacionais começam esta sexta-feira e voltam a servir apenas como prova de entrada em universidades e politécnicos, e não para concluir o secundário. Será que esta mudança, introduzida com a pandemia, veio para ficar?

Foto
Gabriel Sousa

A Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) promete lançar um “grande debate” sobre as regras de acesso às universidades e politécnicos no último trimestre deste ano. O modelo é o mesmo há quase duas décadas e tanto o Ministério da Educação, como o Conselho Nacional de Educação (CNE) são favoráveis a alterações. As mudanças, contudo, só acontecerão depois de 2023, porque o ministro do ensino superior não quer alterações até ao final da legislatura. Nesta sexta-feira, arrancam as provas de ingresso para 150 mil estudantes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.