Como nasceu o caso Berardo?
Tudo começou em 2006, 2007, quando o empresário pediu dinheiro à CGD. Ao longo de anos, Berardo acumulou dívidas e montou expedientes para evitar pagar aos bancos. Deixou um buraco de mil milhões. Nesta terça-feira foi detido por suspeita de vários crimes.
Dia 29 de Junho de 2021 — um comunicado da Polícia Judiciária (PJ) revela que Joe Berardo foi detido nesta terça-feira por suspeita da prática de crimes de administração danosa, burla qualificada, fraude fiscal e branqueamento de capitais. Mas a história do empresário que deixou um prejuízo de quase mil milhões de euros na Caixa Geral de Depósitos (CGD), no Novo Banco e no BCP começou muito antes e está recheada de esquemas e expedientes para adiar o pagamento das dívidas aos bancos ao mesmo tempo que exibe no Centro Cultural de Belém (CCB) a colecção de arte que tinha dado como garantia pelo dinheiro que pediu aos bancos.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.