Carlão, Dino D’Santiago, Clã e Capicua entre os músicos com mais nomeações aos prémios Play
Os vencedores da terceira edição dos Prémios da Música Portuguesa serão conhecidos a 8 de Julho, numa cerimónia marcada para o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, que será exibida em directo pela RTP.
Carlão, Dino D'Santiago, Capicua e os Clã então entre os artistas nomeados em várias categorias na terceira edição dos Play – Prémios da Música Portuguesa, cujos vencedores serão conhecidos a 8 de Julho. Os nomeados foram anunciados esta terça-feira em conferência de imprensa no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, espaço que voltará a acolher também a cerimónia de entrega dos galardões.
Para o prémio de Melhor Álbum estão nomeados Dino D'Santiago, com Kriola, Capicua, com Madrepérola, Bispo, com Mais Antigo, e os Clã, com Véspera. A banda de Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves disputa ainda o prémio de Melhor Grupo com os HMB, Os Quatro e Meia e os Wet Bed Gang; Dino D'Santiago compete também pelo prémio de Melhor Artista Masculino, com Carlão, Samuel Úria e Sérgio Godinho; e Capicua pelo prémio de Melhor Artista Feminina, com Bárbara Tinoco, Carolina Deslandes e Mariza.
Os nomes de Dino D'Santiago e de Carlão voltam a surgir nas categorias de Melhor Videoclipe e de Canção do Ano, com os temas Kriolu, com Julinho KSD, e Assobia para o lado, respectivamente. Além disso, A noite, a canção de Stereossauro na qual Carlão participa juntamente com Mariza Liz, também está nomeada nestas duas categorias.
Na corrida ao prémio de Melhor Videoclipe entra ainda +351 (Call me), de Nenny, e à Canção do Ano concorrem Sei lá, de Bárbara Tinoco, Louco, de Piruka com Bluay, e Tribunal, de ProfJam e benji price.
Para o prémio Artista Revelação estão nomeados Chico da Tina, Cláudia Pascoal, Pedro Mafama e Cyro.
Para o prémio Lusofonia foram nomeados Te gusta, de MC Kevinho, É tudo pra ontem, de Emicida com Gilberto Gil, Nzambi, do projecto Esperança (que junta Paulo Flores e Prodígio), e Inesquecível, de Giulia Be e Luan Santana.
O prémio de Melhor Álbum de Fado será disputado por Do Coração, de Sara Correia, Mariza Canta Amália, de Mariza, Amália por Cuca Roseta, de Cuca Roseta, e Buba Espinho, de Buba Espinho.
Pelo prémio de Melhor Álbum de Jazz competem Dianho, de André Fernandes, Dice of Tenors, de César Cardoso, Portrait, de João Barradas, e Evidentualmente, dos NoA.
Ao prémio de Melhor Álbum de Música Clássica/Erudita competem Duarte Lobo: Masses, Responsories & Motets, dos Cupertinos, Il Mondo della Luna de Pedro António Avondano, de Os Músicos do Tejo, Luís de Freitas Branco – Sonatas, de Vasco Dantas, Isabel Vaz e Tomás Costa, e Joly Braga Santos – Complete Chamber Music III, de Olga Prats, Leonor Braga Santos, Irene Lima, Luís Pacheco Cunha, António Saiote e outros.
No dia 8 de Julho, serão ainda atribuídos os prémios Crítica, cujo vencedor é escolhido por um grupo de dez jornalistas, e Carreira, com a escolha do galardoado a ser feita pelas direcções da Audiogest e da GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas, que promovem os prémios Play em parceria com a RTP e a Vodafone.
Nesta edição, e pela primeira vez, os nomeados foram escolhidos pela Academia Play, à qual caberá também eleger os vencedores. A academia reúne cerca de 300 profissionais do sector, dois terços dos quais são produtores musicais, agentes, managers, artistas, técnicos de som, iluminação, vídeo e backline, promotores de festivais e grandes eventos musicais, e também programadores de auditórios, sendo o restante terço constituído por profissionais de rádio, televisão, imprensa e digital, actores, apresentadores e outros membros da sociedade civil, e ainda representantes dos patrocinadores dos prémios.
A cerimónia de entrega dos Play, com apresentação de Filomena Cautela, será exibida em directo na RTP1, a partir das 21h do dia 8 de Julho.