Foi você que pediu um Portonic?
Vinho do Porto branco com água tónica em latas ou garrafas de 250 ml: esta é a novidade no mundo dos vinhos licorosos do Douro que assim pretendem chegar a um público maior e criar mais ocasiões de consumo. Deixem-se de lado formalismos e salamaleques: este é um Porto que quer fazer piqueniques e sunsets.
Onde levas o teu Porto?, o mote da última campanha publicitária do Instituto de Vinho do Douro e do Porto (IVDP), em finais de 2020, já dava uma boa indicação. O vinho do Porto podia, pode ir, basicamente, para todo o lado. Mas agora vai, provavelmente, mais descontraído e sem qualquer outra logística que não seja a de agarrar uma lata ou garrafa de 250ml: esta é a conta certa para as marcas que já avançaram para o Portonic. A saber: o já conhecido cocktail de vinho do Porto branco com água tónica, o Porto tónico, que surge agora em modo pronto-a-beber. Corações ao alto, portanto, para os puristas do vinho do Porto: ele quer sair da sua torre de marfim e descer à rua, à praia, ao rio, ao campo. E quer deixar-se de deferências antigas e ser servido em qualquer momento, seja das refeições seja do lazer.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.