Produção japonesa Suicide Forrest Village vence Prémio Melhor Filme Fantasporto 2021

O Prémio Semana dos Realizadores foi para Preparations to Be Together for an Unknown Period of Time, de Lili Horvát (Hungria); e o de Melhor Filme Português recaiu em A Mulher Sem Corpo, de António Borges Correia.

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Suicide Forrest Village, do japonês Takashi Shimizu DR

Suicide Forrest Village, do japonês Takashi Shimizu, venceu o Prémio de Melhor Filme de Cinema Fantástico 2021, na 41.ª edição do Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto, anunciou esta sexta-feira a organização do certame.

O prémio de Melhor Filme Português foi para A Mulher Sem Corpo, de António Borges Correia, obra que aborda a violência doméstica.

“Estamos muito satisfeitos com os filmes” e “estamos muito satisfeitos com este espaço onde realizamos este ano o Fantas, no lindíssimo espaço feito em plena Revolução Industrial”, declarou Mário Dorminsky, durante a conferência de imprensa que decorreu no Hard Club, o antigo Mercado Ferreira Borges, no Porto, anunciando que, com o fim do estado de emergência, a organização criou uma “programação especial” com a reexibição de seis dos filmes premiados, neste fim-de-semana, 1 e 2 de Maio.

Mário Dorminsky destacou as “cinematografias japonesa” em 2020 também ganhou um filme japonês Ghosmaster  e “húngara”, porque têm ganhado vários prémios ao longo das edições do Fantasporto, referindo que esses galardões no festival português vêm “catapultar” esses filmes a nível internacional.

O filme vencedor deste ano, Suicide Forrest Village, fala de duas meninas que são recolhidas perto da floresta dos suicidas e que, anos mais tarde, debaixo da casa onde passam a viver, encontram uma caixa estranha que vai dizimando os que entram em contacto com ela. Trata-se de um “conto de horror”, em que Takashi Shimizu cruza “o passado e as suas lendas” com o presente.

O Prémio Especial do Júri foi para o filme The Trouble with Being Born, de Sandra Wollner (Alemanha), que já passou pelo Festival de Berlim, e conta a história de uma “andróide com forma de criança, com memórias que valem muito para o seu dono, mas pouco para ela”. O filme está “envolto em alguma polémica, sobretudo entre a relação entre a andróide e o seu pai”, refere a apresentação do filme.

Post Mortem, de Peter Bergendy (Hungria), arrecadou o Prémio de Melhor Realização e Prémio de Argumento. A película conta a história de um fotógrafo de fotos de família com os seus mortos, que chega a uma “aldeia apanhada pela gripe espanhola e que vive rodeada de fantasmas assustadores”, lê-se no dossier de imprensa.

Na categoria Melhores Efeitos Especiais, foi distinguido O Cemitério das Almas Perdidas, de Rodrigo Aragão (Brasil), e, na categoria de Melhor Curta-Metragem Fantasporto 2021, o filme premiado foi Abracitos, de Tony Morales (Espanha).

Já o Prémio Melhor Filme da Semana dos Realizadores 2021 recaiu sobre Preparations to Be together for an unknown period of time, de Lili Horvát (Hungria), e o Prémio Especial do Júri, nesta secção, foi para Awauta, de Mile Nagaoka (Japão).

40 anos de festival

A realizadora portuguesa Isabel Pina recebeu o Prémio Fantasporto 2021 (prémio não oficial), pelo “seu trabalho em prol do Fantasporto” e, sobretudo, pelo “documentário de longa-metragem 40 Anos de Fantasporto, que honra o festival em todo o mundo”, anunciou Mário Dorminsky, fundador do certame.

Esta sexta-feira também foi apresentado o livro Fantasporto 40 anos - Uma História de Cinema, de Beatriz Pacheco Pereira, que assinala o “percurso de uma cooperativa cultural da cidade do Porto, que nasceu, ainda sob a forma de revista, na casa dos fundadores do Fantasporto”, Mário Dorminsky e a autora.

A 41.ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto continua até 4 de Maio. Este ano, por causa da covid-19, que obrigou ao fecho das escolas durante vários meses, não se realizou o Prémio de Cinema Português - Melhor Escola. Mas a direcção anunciou já o regresso do festival em 2022, entre 1 e 10 de Abril, a decorrer no restaurado Cinema Batalha.

Em 2023, o Fantasporto deverá regressar “às habituais datas de final de Fevereiro”, anunciou também agora a organização.

O certame deste ano recebeu propostas de 59 países, incluindo filmes oriundos dos Estados Unidos, América do Sul, Europa e Ásia, o que resultou em cerca de 50 filmes em competição. No final do festival, vão ser anunciados os Prémios da Crítica e do Público.