A democracia está “congelada” e a culpa é do “cartel” PS-PSD
Nos 45 anos da Constituição de 1976, quatro analistas coincidem no diagnóstico: há uma crise de representação, uma crise de Justiça e uma necessidade de regenerar as instituições democráticas. E os dois principais partidos, PS e PSD, não têm feito as reformas essenciais. Uma revisão constitucional não é fundamental, mas se fosse bem feita, podia ajudar.
Nos 45 anos da Constituição democrática, uma das mais duradouras na história de Portugal, é justo pensar que as fragilidades da democracia estão hoje, sobretudo, na Lei fundamental? A Constituição de 1976 ainda nos serve? Ouvimos um constitucionalista, um especialista em sistemas eleitorais, um politólogo e uma historiadora e todos fazem um diagnóstico crítico da democracia portuguesa, mas as responsabilidades não são apontadas à Constituição. Antes à cultura política e aos dois maiores partidos, PS e PSD, por serem incapazes de fazer reformas e regenerar as instituições.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.