Transportadoras procuram rotas alternativas ao Suez onde um navio continua encalhado
Petroleiros começam a ser desviados para percursos mais longos, ao mesmo tempo que o bloqueio da via, uma das mais importantes para o comércio marítimo do mundo, já fez disparar as taxas cobradas pelas empresas de transporte.
Uma tentativa para desencalhar o porta-contentores Ever Given, que desde terça-feira bloqueia o tráfego marítimo no Canal do Suez, e colocá-lo em condições de voltar a navegar redundou em falhanço esta sexta-feira. As difíceis condições técnicas de mover um navio com a envergadura do Empire State Building e as instáveis condições climatéricas fizeram fracassar a operação. A empresa de resgate holandesa BSM adiantou, entretanto, em comunicado, que dois novos rebocadores chegarão ao local no domingo para ajudar na tarefa.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.