Grant Holloway bate recorde do mundo dos 60m barreiras

Norte-americano retirou um centésimo de segundo à anterior melhor marca, que vigorava desde 1994.

Foto
LUSA/Tytus Zmijewski

O norte-americano Grant Holloway bateu nesta quarta-feira, em Madrid, o recorde do mundo dos 60 metros barreiras, correndo a distância em 7,29 segundos, menos um centésimo do que a anterior melhor marca mundial.

Holloway, actual campeão mundial de 110 metros barreiras, supera assim um dos mais antigos recordes da modalidade, em pista coberta - os 7,30 segundos do britânico Colin Jackson, em 1994, em Sindelfingen, Alemanha.

O recorde era esperado para Holloway, atendendo ao portentoso estado de forma das últimas semanas e a altitude de Madrid (667 metros) acabou por ser o palco ideal para o feito.

Há duas semanas, em Lievin, França, já tinha corrido em 7,32s, recorde dos Estados Unidos, e nesta quarta-feira, nas meias-finais, igualou essa marca, aumentando a sua motivação.

“Mentiram-me, no início disseram-me que tinha feito 7,32s”, brincou Holloway em declarações à televisão espanhola no final da prova, referindo-se à marca inicialmente registada no quadro electrónico (e prontamente corrigida).

Grant Holloway, de resto, não perde uma corrida de 60 metros barreiras desde 2014, quando tinha 16 anos. A sua série vitoriosa passou agora a um incrível registo de 54 corridas.