A Animalife vai iniciar uma recolha nacional de alimentos e outros bens de primeira necessidade para mais de 60 mil animais em risco, para distribuir por mais de 300 associações e grupos informais de apoio animal, foi anunciado esta segunda-feira, 1 de Fevereiro.
Em comunicado, a associação refere que a iniciativa Banco Solidário Animal (BSA) regressa aos estabelecimentos comerciais no próximo fim-de-semana, sem a presença de voluntários, devido ao contexto pandémico.
“A campanha vai decorrer nos dias 6 e 7 [de Fevereiro] nas lojas Auchan e My Auchan de todo o país”, adianta, recordando que as pessoas estão convidadas “a deixarem os seus donativos em boxes [caixas, em tradução livre] identificadas e disponíveis para o efeito”.
De acordo com a Animalife, os produtos mais necessários são a ração seca e húmida para cão e gato, e areia. “Os interessados poderão ainda contribuir com produtos de higiene e limpeza, trelas, coleiras ou comedouros”, realça.
A partir de 2 de Fevereiro, terça-feira, segundo a Animalife, vai decorrer ainda uma campanha de vales até 14 de Fevereiro, que estarão disponíveis nas linhas de caixas da Auchan e no site do espaço comercial e, além de produtos básicos, darão a possibilidade de contribuir com cabazes solidários.
“Os bens doados serão distribuídos por mais de 300 associações e grupos informais de apoio animal, e por famílias carenciadas e pessoas em situação de sem-abrigo com animais a cargo inscritos nos Programas de Apoio da Animalife, a entidade promotora e organizadora do BSA”, pode ler-se em comunicado.
A Animalife lembra também que mais de metade das associações nacionais de apoio animal têm tido dificuldade em aceder a produtos e bens essenciais, como alimentação para cães e gatos, devido à pandemia.
“No ano passado, a pandemia da covid-19 obrigou ao cancelamento de algumas campanhas em loja, o que se reflectiu no dia-a-dia das centenas de associações abrangidas pela iniciativa” BSA, realça, acrescentando que, em 2020, as associações “viram cair todo o tipo de apoios”.
O Banco Solidário Animal acontece habitualmente três vezes por ano (Fevereiro, Maio e Setembro/Outubro), em hipermercados e supermercados de todo o país.
“A Animalife arrancou o ano com a perspectiva de várias campanhas em loja, o que, dada a evolução da pandemia, teve de ser repensado”, refere o presidente da direcção da Animalife, Rodrigo Livreiro, citado no comunicado.
Segundo Rodrigo Livreiro, o BSA é “uma iniciativa fundamental para muitas associações”, pelo que a Animalife vai continuar a estudar a alternativas - junto dos parceiros - por forma a apoiar “activamente o bem-estar dos milhares de animais que o BSA apoia directamente”.