Revista Pentângulo nomeada ao Prémio de BD Alternativa do Festival de Angoulême
Publicação portuguesa repete a nomeação de há um ano.
A publicação portuguesa de banda desenhada Pentângulo está novamente entre as nomeadas ao Prémio de BD Alternativa do Festival de Banda Desenhada de Angoulême, este ano marcado para Junho. A revista consta da lista de “24 candidatos de uma dezena de países (França, Portugal, Suécia, Finlândia, Taiwan, Suíça, Itália, Brasil, China e Japão) e de quatro continentes” que disputarão o prémio na 48.ª edição do festival, informa o site oficial do evento.
A Pentângulo, que reúne BD de alunos e professores do Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, resulta de uma parceria entre aquela instituição e a editora Chili com Carne e já esteve entre os nomeados ao Prémio de BD Alternativa do Festival de Banda Desenhada de Angoulême no ano passado. O mais recente dos três volumes do projecto foi editado em 2019.
Os projectos candidatos ao Prémio de BD Alternativa, atribuído desde 1982, “são antologias que incluem vários autores, editadas por estruturas não-profissionais”. Entre os candidatos deste ano contam-se também duas publicações brasileiras: Café Espacial e CWB.
A publicação vencedora receberá uma bolsa no valor de mil euros, atribuída pelo Sindicato dos Editores Alternativos, bem como a possibilidade de participar na edição de 2022 do festival.
A 48.ª edição do Festival de Banda Desenhada de Angoulême decorre entre 24 e 27 de Junho na cidade francesa que lhe dá nome.