Autoridades alertam: “Há burlões a bater às portas” para “agendar a vacinação” contra a covid-19
O alerta surge das autoridades que garantem que não existe nenhuma equipa de profissionais de saúde nas ruas a vender ou a agendarem vacinações
O Serviço Nacional de Saúde, a Direcção-Geral da Saúde e as autoridades policiais estão a realizar campanhas de alerta para eventuais casos de burla em que indivíduos fazem-se passar por profissionais de saúde que pretendem agendar a toma da vacina contra a covid-19. Neste sentido, as autoridades, além de estarem a fazer o alerta porta a porta, junto dos mais velhos, lançaram ainda a campanha nas redes sociais, para alcançar mais população.
“Há burlões a bater às portas e a fazerem-se passar por profissionais de saúde que vão agendar a vacinação. Não abra a porta e denuncie o caso à polícia”, alerta o Serviço Nacional de Saúde, no Twitter.
O major Davide Ferreira, do Posto de Comando da GNR de Lisboa, confirma que “ainda não existem denuncias mas existem relatos de casos que aconteceram”. Já não é a primeira vez que este alerta é dado junto da população. Na primeira vaga da pandemia já existiu uma campanha semelhante para prevenir este tipo de casos.
Nuno Carocha, porta-voz da PSP, relembra que “não faria qualquer sentido andar uma equipa ao domicílio, de porta em porta, porque podiam andar a espalhar a doença para a casa das pessoas”.
As autoridades referem ainda a importância de relatar estes casos, caso aconteçam, juntos do posto de policia.
Texto editado por Ivo Neto