Navio à deriva ao largo de Viana do Castelo após incêndio na casa das máquinas
Os oito tripulantes do navio, com bandeira do Chipre, não sofreram ferimentos.
Um navio que transporta madeira encontra-se à deriva, ao largo de Viana do Castelo, por ter ficado sem propulsão na sequência de um incêndio na casa das máquinas, disse esta quinta-feira à agência Lusa o capitão do porto local.
Em declarações à Lusa, o capitão do porto de Viana do Castelo, Sameiro Matias, adiantou que os oito tripulantes do navio, com bandeira do Chipre, proveniente de Espanha e com destino à Figueira da Foz, distrito de Coimbra, “encontram-se bem”, sendo que “o incêndio foi extinto com meios próprios e ficou confinado àquele espaço”.
“O navio ficou sem meios de propulsão e encontra-se à deriva, ainda fora do mar territorial, a cerca de 12,5 milhas de Castelo de Neiva, Viana do Castelo. O armador está a diligenciar o reboque”, afirmou o comandante Sameiro Matias.
Segundo o capitão do porto de Viana do Castelo, o alerta foi dado pelo armador ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC) de Lisboa cerca das 13h50.
“Na altura em que o fogo deflagrou, o navio mercante encontrava-se a 14 milhas da costa de Viana do Castelo. A situação está a ser acompanhada pelo MRCC de Lisboa e pela Capitania de Viana do Castelo”, especificou, afirmando serem desconhecidas as causas do incêndio.