educação para os media

Umas notícias são feitas a sério, outras não. Este jogo ajuda a distingui-las.

Jogo pedagógico de fact-checking pode ser jogado pelos alunos entre si ou com o professor.

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“A informação é tão importante como as ruas, avenidas e estradas por onde viajamos. Se te contam uma mentira, podes perder-te no caminho, ou demorar umas horas a mais para chegar ao teu destino. Mas se souberes as regras tudo se torna mais fácil.” As várias opções são apresentadas recorrendo a semáforos, com as suas indicações luminosas a corresponder a outras tantas possibilidades: pára, escuta e olha. Somos convidados a vestir a gabardina de detetive das fake news e é isso que vamos fazer, vamos tentar descobri-las. 

O Jogo Pedagógico Verdade ou Mentira foi lançado, pela Direção-Geral da Educação, em meados de novembro, integrado nas iniciativas que visam o aprofundamento das competências em literacia mediática. Está desde então disponível online (aqui). “Embora não seja um problema novo, a desinformação adquiriu particular proeminência nos últimos anos”, sublinha-se no texto de apresentação do projeto. "Estratégias comunicacionais de agentes de natureza muito diversa tornaram-se muito presentes e ubíquas, com o objetivo de explorar a credulidade dos cidadãos para obterem vantagens que podem ir do ganho económico à criação de falsas perceções políticas ou sociais”, acrescenta-se. Crianças e jovens são particularmente vulneráveis à questão da desinformação/fake news, daí que a criação de recursos para que os professores possam abordá-la assuma hoje carácter prioritário. Esse acervo está neste momento a ser preparado por um grupo de trabalho constituído por iniciativa dos secretários de Estado Adjunto e da Educação e do Cinema, Audiovisual e Media.

O jogo Verdade ou Mentira contou com a colaboração do jornalista Paulo Pena. Jogo pedagógico de fact-checking, “permite aos alunos jogar entre si ou com o professor, possibilitando criar rankings de pontuação. A informação será apresentada através de perguntas com resposta múltipla, sendo também disponibilizada uma área com conteúdos pedagógicos sobre como detetar notícias falsas. Constitui-se, igualmente, como um recurso introdutório ao tema, motivando ao desenvolvimento de outros temas no âmbito do domínio de Educação para os Media/Cidadania e Desenvolvimento”.