Mundial 2022: Sérvia, Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão no caminho de Portugal
Desta fase de qualificação sairão 13 equipas europeias para o Mundial do Qatar: os dez vencedores dos grupos, mais três equipas por via de um play-off.
Sérvia, República da Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão serão os adversários de Portugal na qualificação para o Mundial 2022, a jogar no Qatar.
O sorteio em Zurique, na Suíça, nesta segunda-feira, teve a selecção portuguesa no pote 1 – o que englobava as equipas com melhores posições no ranking –, pelo que a formação de Fernando Santos pôde evitar encontro com “tubarões” como França, Inglaterra, Espanha ou Alemanha.
Confira a composição dos grupos:
Grupo A: Portugal, Sérvia, República da Irlanda, Luxemburgo, Azerbaijão
Grupo B: Espanha, Suécia, Grécia, Geórgia, Kosovo
Grupo C: Itália, Suíça, Irlanda do Norte, Bulgária, Lituânia
Grupo D: França, Ucrânia, Finlândia, Bósnia, Cazaquistão
Grupo E: Bélgica, País de Gales, República Checa, Bielorrússia, Estónia
Grupo F: Dinamarca, Áustria, Escócia, Israel, Ilhas Feroé, Moldova
Grupo G: Países Baixos, Turquia, Noruega, Montenegro, Letónia, Gibraltar
Grupo H: Croácia, Eslováquia, Rússia, Eslovénia, Chipre, Malta
Grupo I: Inglaterra, Polónia, Hungria, Albânia, Andorra, São Marino
Grupo J: Alemanha, Roménia, Islândia, Maced. Norte, Arménia, Liechtenstein
Portugal favorito, diz Fernando Santos
Em reacção ao sorteio, Fernando Santos, seleccionador nacional, disse que “é evidente” que Portugal é o grande favorito a vencer o grupo, mas alertou: “Não podemos pensar que isto está ganho”.
Apesar de começar por dizer que “os sorteios não são para analisar, são para jogar e ganhar”, o treinador apontou a Sérvia como o adversário teoricamente mais forte: “Olhando para o plantel e jogadores, eles têm tudo de elite. É sempre um conjunto com elevadíssima qualidade e com muita capacidade ofensiva. Mas depois têm dificuldade em compatibilizar em campo o valor de todos esses jogadores. Mas quando são uma verdadeira equipa são muito poderosos”. “E têm sempre jogadores novos a aparecerem. Gente com muita qualidade”, acrescentou.
O técnico abordou ainda o facto de Portugal estar num grupo de apenas cinco equipas, jogando menos dois jogos do que outras selecções. “Termos cinco por um lado é positivo, mas depois cria a imposição de jogarmos jogos particulares. Isso acaba por não dar a possibilidade de trabalharmos de uma forma diferente”.
Desta fase de qualificação sairão 13 equipas europeias para o polémico Mundial do Qatar: os dez vencedores dos grupos, mais três equipas por via de um play-off jogado entre os dez segundos classificados dos grupos mais dois representantes apurados via Liga das Nações.
A qualificação para o Mundial começa a 24 de Março de 2021 e termina a 16 de Novembro, tendo, pelo meio, assim permita o estado da pandemia, a realização do Euro 2020.
Os play-off terão de esperar um pouco mais, sendo disputados em Março de 2022, oito meses antes do Mundial do Médio-Oriente, agendado para o Inverno desse ano.