Apelo do Governo à tolerância de ponto abre a porta a conflitos nas empresas

O Governo apelou às empresas do sector privado para darem dispensa aos seus trabalhadores na véspera dos feriados. Mas indefinição quanto à justificação das faltas, pagamento do dia ou apoio aos trabalhadores com filhos ameaça ser motivo de tensão entre trabalhadores e empregadores.

Foto
Paulo Pimenta

O Governo apelou às empresas do sector privado para darem dispensa aos seus trabalhadores na véspera dos feriados de 1 e 8 de Dezembro, acompanhando a tolerância de ponto dos funcionários públicos e o encerramento das escolas nestes dois dias. Mas o facto de se tratar de um apelo e de não haver obrigatoriedade, aliada à falta de clareza quanto à justificação das faltas e aos instrumentos que as empresas têm ao dispor para dar o dia, poderá ser motivo de tensão entre empregadores e trabalhadores.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.