Portugal Melhor Destino da Europa nos “óscares” do turismo pelo quarto ano consecutivo
Portugal soma 26 prémios na edição europeia dos World Travel Awards. Lisboa, Porto, Algarve e Açores estão entre os destinos vencedores. Entre as “estrelas” incluem-se ainda a TAP, os Passadiços do Paiva e o Dark Sky Alqueva.
Portugal foi eleito pelo quarto ano consecutivo como o melhor destino da Europa na edição 2020 dos World Travel Awards, segundo os resultados divulgados no domingo à noite.
Conhecidos como os “óscares” do turismo, os World Travel Awards são atribuídos pelos profissionais do sector e através de uma votação online que decorreu até 25 de Outubro. A cerimónia em que são divulgados os vencedores aconteceu, este ano e de forma excepcional, num formato online devido à pandemia.
Da extensa lista de prémios Portugal arrecadou 26, entre eles a cidade do Porto, com o galardão de Melhor Destino Escapadela Urbana (“City Break”) da Europa, e Lisboa eleita como melhor destino e porto de cruzeiros (apesar de estes estarem suspensos desde Março).
O Algarve voltou a ser o melhor destino de praia, a Madeira o melhor destino insular e os Açores foram distinguidos como com ó “óscar” europeu do turismo de aventura. Ao todo, Portugal enviou cerca de seis dezenas de candidaturas este ano.
“É com particular orgulho que recebemos este prémio, neste ano atípico”, disse a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, num comunicado divulgado pelo Ministério da Economia e Transição Digital.
“É mais uma prova da confiança internacional no nosso destino e um reconhecimento de que os atributos de Portugal permanecem intactos e prontos a ser descobertos por todos quantos nos desejam visitar, sempre respeitando as regras definidas pelas autoridades”, acrescentou. Para Rita Marques, “saúde, protecção e confiança são sinónimos inquestionáveis da oferta turística nacional”.
No dia 27 serão conhecidos os prémios da edição mundial.
Na edição deste ano, além de vários hotéis e resorts, foram ainda reconhecidas iniciativas e entidades como o projecto Dark Sky Alqueva (com dois prémios: desenvolvimento turístico e turismo responsável) e os Passadiços do Paiva (melhor atracção turística de aventura) ou a transportadora aérea TAP, com distinções como companhia aérea para África e América do Sul e ainda, uma vez mais mas desta vez mais surrealmente, com o prémio para melhor revista de bordo – sendo que a empresa terminou a publicação da revista, Up, em Março.
Na hotelaria, destaque para o Belmond Reid's Palace do Funchal, declarado melhor hotel de luxo da Europa, para o também madeirense Pestana Porto Santo, melhor resort tudo-incluído, ou ainda para o Sublime Comporta e Valverde Hotel em Lisboa, respectivamente melhor boutique hotel e melhor boutique hotel de luxo. Também em Lisboa está o melhor hotel de design (1908 Lisboa Hotel), enquanto o Alentejo consegue um “óscar” graças ao L'AND Vineyards – melhor enoturismo.
Entre os grandes vencedores europeus nas categorias principais contam-se a Lufthansa e Norwegian (melhor companhia aérea e low-cost, respectivamente), o aeroporto de Zurique e a Disneyland Paris (melhores aeroporto e parque) ou o EPIC The Irish Emigration Museum, que foi distinguido como atracção turística. Nos hotéis, o melhor da Europa é o Çırağan Palace Kempinski Istanbul (o de luxo é o madeirense Belmond's); já o melhor resort é o italiano Forte Village. Destino europeu emergente a ter debaixo de olho: Batumi, Geórgia.
Artigo corrigido com lista completa e actualizada de vencedores