Mariana Mortágua: “Porque é que falamos de um acordo de legislatura quando não há um entendimento no Orçamento?”
Pela primeira vez desde 2015, o BE irá votar contra o Orçamento do Estado na generalidade. Os tempos são outros (e desta vez não há um acordo escrito), justifica Mariana Mortágua. A deputada não esconde que a relação entre o PS e o BE arrefeceu.
Apesar das longas semanas de negociações entre o Governo e o Bloco de Esquerda (BE) ― e de reuniões madrugada adentro ―, as aproximações entre os antigos parceiros não foram suficientes para garantir o apoio do BE à actual proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE 2021). Ao contrário das restantes bancadas da esquerda, o BE anunciou que não iria contribuir para a viabilização do documento e anunciou o seu voto contra, assumindo o risco de deixar cair algumas das medidas negociadas durante as últimas semanas.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.