Foguetão europeu Vega lançado com 53 satélites a bordo
Após vários adiamentos causados pelo mau tempo, o foguetão Vega foi lançado com sucesso esta madrugada, às 02h51 de Lisboa, numa viagem que durou cerca de duas horas. Lançado a partir do porto espacial europeu em Kourou, na Guiana Francesa, o Vega levou a bordo 53 satélites, naquele que foi o “primeiro voo do serviço de viagens partilhadas.” Portugal também participou neste voo.
O lançamento do foguetão europeu Vega não tem tido dias fáceis nos últimos tempos. Em Julho de 2019, uma falha levou mesmo à sua destruição, como medida de precaução. Várias tentativas de lançamento em Junho deste ano foram interrompidas devido a um clima desfavorável em alta altitude, acima do porto espacial de Kourou. O último adiamento foi esta terça-feira, com um tufão a passar perto de uma estação na Coreia do Sul. Nesta madrugada a história foi diferente. O Vega foi lançado com sucesso às 02h51 de Lisboa (22h51 de quarta-feira na hora local), transportando com ele 53 satélites. Ao fim de quase duas horas terminava o voo, com o lançamento do último satélite.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.