Avião com 191 pessoas falha aterragem e despista-se na Índia. Há 18 mortos confirmados
Avião da Air India Express derrapou na aterragem e acabou por partiu-se em dois. Fonte da polícia dá conta de 123 feridos, pelo menos 16 deles muito graves.
Um avião da companhia Air India Express despistou-se esta tarde ao aterrar no Aeroporto de Kozhikode, Calecute, Índia, causando a morte a 18 pessoas e 123 feridos, pelo menos 16 deles muito graves, de acordo com os dados mais recentes avançados pela polícia, citada pela agência Associated Press. O avião não terá parado a tempo ao aterrar e derrapou até avançar o final da pista, acabando por se partir em dois ao cair numa encosta, segundo avançaram os órgãos de comunicação indianos. A informação foi mais tarde confirmada pelo Ministério da Aviação Civil indiano.
Seguiam a bordo do voo IX1344, que chegava a Calecute vindo do Dubai, 191 pessoas, 184 delas passageiros (dez crianças pequenas) e 7 membros da tripulação. O porta-voz da polícia, Abdul Karim, confirmou que uma das vítimas mortais é o piloto do avião. O co-piloto também morreu. A agência Reuters aponta ainda que há 173 pessoas internadas.
LIVE VISUALS: AI Express flight breaks into two on landing in Kerala pic.twitter.com/5ywDWiq2Jk
— The Times Of India (@timesofindia) August 7, 2020
O acidente aconteceu por volta das 19h40 locais (16h10 em Lisboa), sob condições meteorológicas intensas devido a chuvas fortes. O voo oriundo do Dubai fazia parte da missão Vande Bharat, a operação de repatriamento que o Governo indiano tem levado a cabo devido à pandemia de covid-19.
#WATCH Kerala: Dubai-Kozhikode Air India flight (IX-1344) with 190 people onboard skidded during landing at Karipur Airport today. (Video source: Karipur Airport official) pic.twitter.com/aX90CYve90
— ANI (@ANI) August 7, 2020
O estado de Kerala, no sul da Índia, onde se localiza a cidade de Calecute, tem sido nos últimos dias afectado por cheias e deslizamentos de terra que já provocaram várias mortes e centenas de desalojados.
Todos os passageiros foram admitidos em vários hospitais e estão a ser testados para a covid-19, disse à Reuters o chefe do distrito de Malappuram, K Gopalakrishnan.
O ministro do Interior indiano, Amit Shah, disse no Twitter estar “perturbado” com o “acidente trágico”, avançando que mobilizou a Força Nacional de Resposta a Desastres (NDRF, sigla inglesa) para o local.
Distressed to learn about the tragic accident of Air India Express aircraft in Kozhikode, Kerala.
— Amit Shah (@AmitShah) August 7, 2020
Have instructed NDRF to reach the site at the earliest and assist with the rescue operations.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, também já lamentou o incidente na mesma rede social.
Pained by the plane accident in Kozhikode. My thoughts are with those who lost their loved ones. May the injured recover at the earliest. Spoke to Kerala CM @vijayanpinarayi Ji regarding the situation. Authorities are at the spot, providing all assistance to the affected.
— Narendra Modi (@narendramodi) August 7, 2020