A Rússia quer ganhar a corrida da vacina para a covid-19, mas a pressa assusta especialistas

O Governo russo anunciou que planeia lançar uma campanha de vacinação já em Outubro. Várias vozes têm vindo a questionar a sua falta de transparência em todo o processo.

Foto
A Rússia quer começar a produzir em massa uma vacina para a covid-19 Anton Vaganov/Reuters

A Rússia parece querer ser (a todo o custo) o primeiro país a ter uma vacina para a covid-19 disponível. Ao longo das últimas semanas, o Governo russo anunciou que pretende produzir em massa a vacina a partir do próximo mês e que planeia lançar uma campanha de vacinação a nível nacional em Outubro. Contudo, os ensaios clínicos para essa vacina ainda nem foram finalizados e não foram publicadas muitas informações sobre os estudos que se estarão a fazer. Há especialistas que se dizem “assustados” com esta pressa e que um dos motivos principais será o prestígio que a Rússia pretende alcançar se conseguir ser o primeiro país a ter uma vacina.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção