Covid-19: três portuguesas contam a corrida à vacina pelas suas empresas

Há agora 163 vacinas em desenvolvimento para o novo coronavírus. O número não pára de crescer de dia para dia. À etapa dos ensaios em pessoas já chegaram 23 dessas vacinas experimentais. Mas quando chegará ao fim a corrida e teremos mesmo uma vacina? Os primeiros resultados dos ensaios começam a sair: a empresa Moderna fê-lo na última semana e a equipa de Oxford fá-lo-á esta segunda-feira.

Foto

Enorme expectativa – é porventura a melhor descrição da actual corrida a uma vacina da covid-19. Rodeados de cuidados na informação divulgada, medindo cada palavra e publicando ainda pouco em revistas científicas, os cientistas dos projectos de investigação da vacina do coronavírus SARS-CoV-2 sabem que tudo o que digam irá reverberar pelo planeta em horas, senão minutos. Ainda que todos queiram ganhar esta corrida, é também preciso esperar que os resultados surjam. No pelotão da frente parecem ir – a palavra “parece” é importante – 23 projectos que se encontram já em ensaios em pessoas. O PÚBLICO falou com três cientistas portuguesas que trabalham em empresas biotecnológicas ou farmacêuticas que estão a desenvolver uma vacina da covid-19.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários