“Se ser actor em Portugal já é difícil, ser actor e negro...”

Doze actores negros que trabalham ou trabalharam em Portugal falam sobre a forma como são tratados pelo mercado audiovisual.

Foto
Nuno Ferreira Santos

Não foi a primeira vez que Ciomara Morais falou disto. Nem será, infelizmente, a última. No início de Junho, com manifestações em torno do mote Black Lives Matter a despontarem por todo o mundo, várias pessoas publicaram quadrados pretos nas redes sociais a indicar solidariedade. A actriz reparou que algumas figuras com quem se cruzou e que tinham agido com ela de forma incorrecta ao longo da sua carreira de 15 anos na televisão, cinema ou teatro, fizeram esse tipo de publicações. “Isso magoou-me profundamente”, conta ao Ípsilon a actriz, que publicou então no Instagram uma série de imagens com texto de “Coisas horríveis que os actores negros ouvem quando trabalham em Portugal”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários