Sarampo “saltou” dos bovinos para os humanos há mais de dois mil anos
O sarampo em humanos terá surgido entre os anos de 1174 antes de Cristo e 165 depois de Cristo. Isto quer dizer que a história do vírus que saltou do gado bovino para as pessoas começou mais cedo do que se pensava.
Para procurar as origens do sarampo, os cientistas reconstruíram o genoma do vírus a partir de amostras de pulmão de um caso de sarampo ocorrido em 1912. Comparando este material com outros genomas, a equipa de investigadores concluiu que o sarampo saltou dos bovinos para os humanos entre os anos de 1174 antes de Cristo e os 165 anos depois de Cristo, com a estimativa média a indicar 528 a.C. O artigo publicado na Science merece um comentário na mesma revista onde se fala noutros agentes patogénicos que “saltaram” dos animais para os humanos. O SARS-CovV-2, que causa a covid-19, é o exemplo mais recente e, claro, o assunto também vem à baila.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.