Os homens que fazem amor com plantas

Como responder ao desejo de ter uma relação íntima com plantas? Em Pteridophilia, na galeria Kunsthalle Lissabon, o artista chinês Zheng Bo apresenta um filme que explora a relação sexual entre homens e plantas. Um trabalho que é (também) político: porque é que o sexo levanta questões éticas, como a do consentimento, mas o acto de comer uma planta não?

Foto

Acredita que a raça humana caminha, inevitavelmente, para a extinção. Interessa-lhe cada vez mais olhar as plantas e entender o mundo através delas. Zheng Bo nasceu em 1974 em Pequim, vive em Hong Kong e apresenta pela primeira vez o seu trabalho em Portugal: The Soft and Weak Are Companions of Life, na Kunsthalle Lissabon. Aí são apresentados dois trabalhos: os quatro vídeos de Pteridophilia (a palavra é derivada do grego pterid- “feto” e -philia “amor”) e uma série de desenhos, que vão ser apresentados em público pela primeira vez, intitulada Drawing Life, que mostra as plantas que o artista tem desenhado todos os dias em passeios pela ilha de Lantau, em Hong Kong.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção