“A minha esperança é que a covid-19 ajude a mudar a escola”
Na urgência de mudar a escola para responder à pandemia de covid-19, muito mudou de facto. “E a mudança mexeu nas ‘estruturas’”, diz a psicóloga e investigadora Margarida Gaspar de Matos. “Vamos ver se não perdemos este barco e se não passamos do Powerpoint ao Zoom/Teams, sem aproveitar para mudar!”
Em Portugal, a insatisfação com a escola é uma doença crónica, como mostra a nova edição do Health Behaviour in School-aged Children, um estudo da Organização Mundial da Saúde, que se repete a cada quatro anos, e cujos resultados são agora divulgados. A equipa portuguesa do projecto é coordenada pela psicóloga e investigadora Margarida Gaspar de Matos, da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade Nova de Lisboa.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.