“É um erro dizer que, se isto correr mal, volta tudo para trás”. Governo tem de transmitir “confiança”
É “muito importante” que o Governo transmita uma mensagem de confiança às pessoas porque estas “estão muito assustadas”, defende o psiquiatra Pedro Afonso. “A confiança tem que restaurada para que as pessoas voltem aos cafés, aos cabeleireiros, ao pequeno comércio”, diz.
"Há mais vida para além do confinamento”, sublinha Pedro Afonso, psiquiatra e professor auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, que defende que os mais idosos sejam “novamente visitados e amparados do ponto de vista emocional”, adoptando medidas de protecção. “É preferível ver os netos a dois metros com uma barreira de acrílico do que não os ver ou vê-los por whatsapp”, diz. O médico avisa que o stress crónico em que vivemos vai continuar e que agora vamos confrontar-nos com o aumento do risco para doenças psiquiátricas, em particular a depressão, devido ao desemprego e ao empobrecimento.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.