A vida não está fácil e para as agências de viagens muitos menos. A Pangea Travel, presente em Barcelona, Madrid, Bilbau e Valência, lembrou-se de publicar um vídeo a promover viagens em Espanha para o desejado regresso faseado à normalidade possível. Em tempos de pandemia e incerteza, o conselho de muitos é para ficar perto de casa e é isso que se faz na propaganda. A questão é que se trocam as voltas a duas regiões espanholas e... integram Lisboa no território espanhol.
É ver para crer. No vídeo, a base do conceito é variações da frase “Montanhas Rochosas do Canadá? Não! Astúrias”. E por aí fora, entre regiões-estrela do mundo e os seus substitutos perfeitos em Espanha.
O problema é quando se chega a “São Francisco? Não!”, surgindo a célebre ponte da cidade, “irmã (quase) gémea” da Ponte 25 de Abril. A seguir surge a ponte portuguesa e, lá está, o conselho: vá antes a Lisboa.
Pensar-se-ia: será uma promoção de viagens na Península Ibérica? Não: “Queres vir redescobrir o nosso pequeno grande mapa-múndi e viajar por Espanha?” é a questão proposta no lançamento do vídeo. No lançamento no Facebook, sublinha-se: “Desfruta de grandes destinos sem sair de Espanha".
Em Portugal, a piada também já começou a correr. No seu Facebook, Miguel Somsen (MC Somsen) comenta: “Fomos invadidos e ninguém nos disse?”
Como se não bastasse esta “anexação” de Lisboa, a Pangea ainda consegue trocar as voltas a duas regiões espanholas, que é o que parece estar mais a chatear (e a fazer rir) muitos espanhóis, com direito a comentários a corrigir: “Toscana? Não! Ribera del Duero” – mas o que surge na imagem proposta é La Rioja...
O vídeo foi publicado a 22 e 23 de Abril nas redes sociais da empresa e continua disponível, sem mais comentários dos responsáveis. Provavelmente, face ao descalabro da indústria do Turismo e do sector das viagens por estes dias, é possível que a Pangea tenha decidido que mesmo a “má” publicidade é boa (ainda por cima bem-humorada, de preferência), com mais ou menos falta às aulas de História e Geografia.
No seu Twitter, a empresa já fez um retweet, este domingo, de elogios ao facto de “os primos” de Portugal terem sido incluídos. O que até poderia ser uma atitude ibérica simpática, não fosse o “mapa-múndi” sugerido pela agência para os passeios se apresentar assim:
Com mais ou menos êxito online pelo menos durante uns dias, esta, no entanto, poderá não ser a melhor publicidade do mundo para uma agência de viagens: o detalhe de que alguém por ali não sabe bem localizar os sítios talvez seja contraproducente. De qualquer modo, não é um erro inédito de modo algum: uma das versões mais recentes desta “união ibérica" por lapso ou erro foi feita até por um partido de extrema-direita nacionalista, o Vox. Aguarda-se a qualquer minuto que alguém se lembre de dizer... Olivença.