“Um bom político é aquele que simplifica sem falsificar”
A crise, o populismo, a política da razão e da emoção, as desigualdades. Ao longo de uma hora e meia de conversa, Miguel Poiares Maduro faz o diagnóstico do que está mal e partilha as suas ideias para melhorar o mundo. É sempre optimista.
Depois de vários anos em que viveu no estrangeiro e aí desenvolveu a sua actividade profissional, o ex-ministro de Pedro Passos Coelho, que apenas durante dois anos interrompeu a docência no Instituto Universitário Europeu de Florença para integrar o Governo, prepara-se para regressar a Portugal em Maio de 2020. Não vai encontrar um país que lhe é estranho, porque nunca se afastou verdadeiramente. Numa entrevista longa, em que reflecte sobre o populismo, as migrações, os partidos e as instituições, a Europa e os ensinamentos que nos trouxe a crise económica, Miguel Poiares Maduro, de 52 anos, deixa perceber que é um optimista crítico.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.