Curtas portuguesas Tio Tomás e Purpleboy nomeadas para os prémios Annie de animação
Filmes de Regina Pessoa e de Alexandre Siqueira vão disputar os prémios anuais da divisão de Hollywood da Associação Internacional de Cinema de Animação (Asifa).
Duas curtas-metragens portuguesas, Tio Tomás - A Contabilidade dos Dias, de Regina Pessoa, e Purpleboy, de Alexandre Siqueira, estão nomeadas para os prémios Annie, atribuídos anualmente em Los Angeles pela divisão de Hollywood da Associação Internacional de Cinema de Animação (Asifa).
De acordo com o site online da organização, os dois filmes estão numa das 32 categorias do prémio, que abrangem desde melhor filme, argumento, voz, personagem, design, a outras categorias técnicas do cinema de animação.
Tio Tomás - A Contabilidade dos Dias é distribuído e promovido pela Agência da Curta Metragem e foi co-produzido entre Portugal (Abi Feijó, Ciclope Filmes), França (Reginald de Guillebon, Les Armateurs) e Canadá (Julie Roy, ONF). A curta de 13 minutos de Regina Pessoa foi duplamente premiada, este ano, no Festival Internacional de Animação de Annecy, França, com o Prémio Especial do Júri e o Prémio para a Melhor Música Original, da autoria do compositor canadiano Normand Roger. O filme também venceu o Grande Prémio do Festival Internacional de Animação do Brasil - Anima Mundi.
A realizadora tem descrito o filme desta forma: “A partir das memórias afectivas e visuais da minha infância, este filme pretende ser uma homenagem ao meu tio Tomás, um homem humilde e um pouco excêntrico, que teve uma vida simples e anónima”. “Com este filme eu gostaria de testemunhar que não é preciso ser-se alguém para se ser excepcional na nossa vida”, acrescenta a realizadora.
Regina Pessoa já tinha sido nomeada para os Annie Awards com o seu filme anterior, Kali, o Pequeno Vampiro (2012).
O outro filme português de animação nomeado para os prémios Annie é Purpleboy, que já venceu o prémio de melhor curta-metragem do Festival Internacional de Animação de Pernambuco, no Brasil. O filme de Alexandre Siqueira, uma co-produção da Bando à Parte com a França e a Bélgica, aborda a questão da identidade de género e gira em torno de uma criança que cresce no jardim dos pais, com o corpo a desenvolver-se no subsolo, sem que ninguém conheça o seu sexo biológico, nem o próprio, apesar de ele saber perfeitamente aquilo que quer ser.
Para os prémios Annie, na categoria de Melhor Filme, estão nomeados Frozen 2, da Walt Disney Animation Studios; Como Treinar o seu Dragão: O Mundo Secreto, da DreamWorks Animation; Klaus, pela Netflix, numa produção da The Spa Studios e da Atresmedia Cine; Missing Link, da Laika e LLC; e ainda Toy Story 4, da Pixar Animation Studios.
Para Melhor Realização foram nomeados Jennifer Lee e Chris Buck (Frozen 2), Jeremy Clapin (I Lost My Body), Sergio Pablos (Klaus), Chris Butler (Missing Link), e Makoto Shinkai (Weathering With You).
Os vencedores serão anunciados no dia 25 de Janeiro de 2020.