Fartura em Lisboa: o festival de gastronomia brasileira que namora a cozinha portuguesa

O festival Fartura está de volta com sabor a Ceará, Minas Gerais e Pará. E traz chefs brasileiros para comidas no fim-de-semana, conversas e exposição a partir desta quinta-feira.

Foto
DR/Fartura

A plataforma Fartura volta a Portugal para mostrar a cozinha brasileira, mas também para “compreender cada vez melhor a cozinha portuguesa e onde as duas cozinhas se encontram”, nas palavras da curadora do Festival Fartura de 2019, Luiza Fecarotta​.

Três chefs brasileiros – Flávio Trombino (de Minas Gerais), Paulo Anijar (Pará) e Marina Araújo (Ceará) – são as caras do festival, que decorre de 14 a 17 de Novembro no Espelho de Água, em Lisboa.

Paulo Anijar DR
Marina Araújo DR
João Lima DR
Fotogaleria
Paulo Anijar DR

“O Fartura apresenta um formato novo na edição deste ano. Para além das apresentações dos três chefs ao almoço e jantar no sábado, e num almoço no domingo, vamos fazer uma exposição de fotografia no espaço Espelho de Água, em que vamos dar a conhecer várias expedições realizadas pela plataforma Fartura até agora, incluindo a que fizemos em Portugal”, disse Luiza Fecarotta à Lusa.

O festival começou esta quinta-feira com uma “mesa de conversa” aberta ao público, dedicada aos “elos de ligação entre as gastronomias brasileira e portuguesa”, com a presença de Teresa Vivas, consultora da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, e dos chefs João Lima, de Portugal, e os brasileiros Flávio Trombino e Marina Araújo.

Foto
Uma exposição para ver a Fartura no Brasil e Portugal DR

O Projecto Fartura, liderado pelo empresário Rodrigo Ferraz, é uma plataforma de pesquisa das raízes e cadeia produtiva da gastronomia brasileira, que realizou já expedições em várias regiões do Brasil e de Portugal que lhe permitiram construir um “banco de dados que serve para alimentar livros, programas de televisão e rádio, documentários, e festivais”, explicou Fecarotta.

Os vídeos produzidos pelo Projecto Fartura já receberam, aliás, vários prémios. As distinções mais recentes foram Best South American Film e People"s Choice Awards na categoria Documentários, no Festival ART&TUR, com o vídeo O Mestre da Farinha, entregue em 25 de Outubro em Lisboa.

"Há três anos iniciámos uma interlocução com Portugal, em homenagem às nossas origens. Queremos estar em Portugal, mostrar a cozinha brasileira, e tentar compreender cada vez melhor a cozinha portuguesa e onde as duas cozinhas se encontram”, concluiu a curadora do festival.