Que fazer quando tudo arde?
A Europa deve deixar claro que o recém-negociado acordo comercial entre a UE e o Mercosul só será ratificado se houver garantias claras do governo brasileiro no domínio ambiental e no respeito pela independência das agências científicas, ambientais e de proteção dos povos indígenas.
A prova de que as histórias dos nacionais-populistas são falsas estão nos resultados que dão. Basta ver o que se está passar: a nossa casa comum está a arder. Os argumentos que, como vimos na última crónica, eles encontraram para estribar o seu poder — o egoísmo é bom, o chefe tem sempre razão e tudo o que contradisser isto é mentira — chocam com a realidade material do nosso planeta. Se não nos deixarmos convencer pelas razões do planeta, quem se lixa somos nós.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.