Nove “dicas” para aprender a identificar borboletas
As borboletas tornam qualquer passeio de Verão mais especial. E Portugal tem 135 espécies diurnas. Destas, muitas estão em voo, nestes dias de calor. A especialista Patrícia Garcia-Pereira ajuda-o a saber o que fazer para descobrir estes fantásticos insectos.
1. Escolha um dia de calor e pouco vento
“O vento é o principal inimigo de quem quer observar borboletas, pois quando está muito vento não pousam nas flores”, explica Patrícia Garcia-Pereira, presidente do Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal. Em contrapartida, o calor é bem-vindo para as borboletas diurnas. “Elas precisam de sol e de calor, pois as asas funcionam como uma espécie de painéis [solares] para terem energia para voar”, adianta a também investigadora no cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, ligado à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.