Hugo vendeu o carro e hoje faz 12 quilómetros de bicicleta por dia
Tornam todas as estações do ano um pouco mais verdes através das suas escolhas. No Verão, não abandonam a causa: fazer do mundo um lugar mais sustentável. Para Hugo, é um “capricho” ter carro quando se vive e trabalha em Lisboa. Por isso, vendeu-o há quatro anos e vai e volta do trabalho de bicicleta desde então.
Seis quilómetros para um lado, outros tantos para o outro. Hugo Mendes, de 43 anos, pedala todos os dias da zona do Parque das Nações, onde vive, para Alvalade, onde trabalha. Dias há em que o calor de Lisboa torna a tarefa um pouco mais complicada. Solução: “Desacelerar o ritmo.” No trabalho, faz-se a higiene necessária. Noutros, é a chuva que o obriga a proteger-se com um impermeável, mas, “com a experiência que se vai ganhando”, escolhe-se “o vestuário mais adequado”. E se não é esse o trilho, os cuidados mantêm-se quando a passeata se dá por outros lados de Lisboa — não há carro em casa de Hugo desde há quase quatro anos.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.