Norte e Centro entram no lote das regiões mais inovadoras. Portugal passa a liderar o sul da Europa

Pela primeira vez, o país tem três regiões no pelotão da frente da inovação europeia. Ultrapassa, assim, concorrentes como Espanha, Itália ou República Checa.

Foto
A inovação nacional recuperou posições no contexto internacional após a saída da crise Marco Duarte/Arquivo

Se a inovação europeia fosse uma corrida de ciclismo, Portugal estaria a centímetros de se colar ao pelotão da frente. Os dois relatórios mais recentes, que avaliam o grau de inovação de 31 economias europeias (Suíça, Noruega e Sérvia além das 28 da UE​), mostram que o país ganhou terreno a concorrentes bem maiores. Um resultado que em boa parte se deve à entrada das regiões Norte e Centro de Portugal no lote das regiões (NUT II) fortemente inovadoras, no qual já se encontrava Lisboa e Vale do Tejo. Portugal tem agora três regiões com esta classificação (de entre as sete que compõem o território nacional). A Itália tem apenas uma (em 21), tal como a Grécia (uma em 15). A Espanha tem zero (em 19).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.