Nestas eleições também se decide como responderá o euro à próxima crise
Estará a zona euro preparada para enfrentar uma nova crise? Afastada dos holofotes na política europeia dos últimos meses, a questão está condenada a ressurgir mais cedo ou mais tarde. Destas eleições pode sair um novo balanço de forças entre os principais actores em confronto.
Passaram já quase dez anos desde que a descoberta de um enorme buraco orçamental na Grécia deu inicio a uma crise que ia colocando em causa a própria existência da zona euro e que demonstrou as enormes fragilidades do projecto da moeda única. E, aparentemente, dez anos bastaram para retirar do topo da agenda política – e praticamente fazer desaparecer da campanha eleitoral para o Parlamento Europeu - uma questão que até há pouco tempo parecia fundamental: estará a zona euro preparada para enfrentar uma nova crise?
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.